Açúcar no café: Pode ou não pode?

Todas as pessoas que gostam e consomem café já presenciaram ou até mesmo participaram daquela discussão se o café precisa ou não ser tomado com açúcar.

Normalmente, as pessoas costumam adoçar o café, seja com açúcar ou adoçante, para tirar um pouco do amargor característico da torra do grão. No entanto, há pessoas que vão contra essa regra e preferem tomar o café puro, sem nenhum tipo de adoçante.

Segundo uma pesquisa pela a ABIC, em parceria com o São Paulo Coffee Hub, 34% do público geral prefere café sem açúcar. Já entre os entusiastas, que são consumidores que entendem um pouco mais da bebida, o número salta para 49%. Já entre os especialistas, que são pessoas que dominam o tema, fizeram cursos, etc, o número vai para 81%. 

Café normal x Café especial

Normalmente aquele café que compramos no mercado, é um café um pouco mais amargo, devido à torra do café ser mais intensa, além das impurezas presentes. Isso faz com que o sabor seja mais forte, e as pessoas optem por adoçar e tornar a bebida mais agradável ao paladar.

No entanto, existem cafés especiais, que cuidam mais do grão para preservar e realçar o sabor da bebida. Portanto, em caso de adoçar, você pode acabar perdendo algumas das sensações pensadas pela empresa ao desenvolver o café gourmet.

Café com açúcar faz mal?

Esse é um outro questionamento bastante comum, mas vale ressaltar que o grande problema nesta história é o açúcar e não o café. 

Quando consumido em exagero, o açúcar refinado é prejudicial à saúde, seja no café, em doces, ou em qualquer outro lugar em que ele esteja presente, visto que ele aumenta a insulina no sangue e provoca o acúmulo de gordura no corpo humano.

Com isso, doenças como diabete, pressão alta, colesterol, trombose, obesidade, dentre outras enfermidades podem começar a ser desenvolvidas. 

Portanto, o vilão não é o café com açúcar, se não, somente o açúcar. Por isso, muitas pessoas estão revendo seus hábitos e passando a diminuir o consumo do adoçante, e adotando o café puro no seu dia a dia.

Benefícios do café sem açúcar

Diminuir o consumo de açúcar refinado no seu dia a dia, pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. Além de degustar o sabor natural dos alimentos, ele também irá diminuir os riscos de doenças, deixando uma vida mais saudável.

Outro ponto, é que tomar o café sem açúcar, fará com que você aproveite todas as sensações que o líquido te proporciona, sem mascarar o verdadeiro sabor. O próprio grão, quando cultivado com cuidado, proporciona uma dulçura natural, que deve ser apreciado.

Para quem deseja emagrecer, o café sem açúcar também é excelente, visto que deixa o líquido com poucas calorias, além de não ter o consumo do açúcar que se transformará em gordura dentro do corpo.

Como acostumar o paladar a tomar o café sem açúcar?

A mudança não é fácil e não deve ser radical. Segundo especialistas, o ideal é fazer uma mudança gradual, trocando o açúcar por outras opções como o mel, demerara, e tirando pequenas quantidades a cada vez que for tomar o café. Isso irá acostumar as papilas gustativas aos poucos.

A canela, o cacau em pó, o cardamomo e o anis, são especiarias que podem ajudar no menor consumo de açúcar, deixando o sabor do café mais agradável nos primeiros momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras