Branco ou Natural? Qual filtro de café escolher?

O aroma do café sendo preparado é algo incomparável para quem é apaixonado por essa bebida de sabor intenso e encorpado. E para que a água transforme os grãos moídos no cafezinho nosso de cada dia é essencial contar com um bom filtro.

Uma das opções mais práticas para o dia a dia é o filtro descartável (de papel) que foi inventado, em 1908, pela alemã Melitta Bentz.

Você sabia que é possível encontrar filtros de papel de diferentes modelos, espessuras e tamanhos? Com tanta variedade, fica a dúvida, qual deles escolher? Branco ou natural?

Papel branco ou natural?

Esses filtros podem ser feitos de dois tipos de papel: branco ou natural. A seguir você poderá conhecer mais sobre cada tipo, assim terá mais facilidade para escolher.

Filtro branco

O filtro branco é dessa cor por ser submetido a um processo de clareamento, com cloro ou alvejante, durante sua fabricação. Além de clarear o papel, esse processo também torna o filtro mais puro. Assim fica com menos resíduos típicos da celulose.

Sendo assim, o processo de clareamento (também chamado de alvejamento) contribui para reduzir a transferência do gosto do papel para o café durante o processo de filtragem.

Filtro natural

O filtro natural tem uma cor terrosa (quase marrom), pois não é submetido ao processo de clareamento. Embora seja um tipo de filtro mais ecologicamente correto, pode transferir gosto de papel para o café.

Por não ser alvejado com produtos químicos, o filtro natural, pode conferir um sabor de celulose ao seu café. A dica para reduzir a presença desse gosto é escaldar o filtro antes do uso. Pode ser interessante enxaguar o filtro natural mais de uma vez antes de iniciar a filtragem.

Filtro branco: o processo de clareamento prejudica o organismo?

Não, já foram realizados testes que comprovam que o processo químico de clareamento não tem nenhum efeito prejudicial no organismo. Sendo assim, você pode usar esse tipo de filtro sem nenhuma preocupação.

A filtragem é igual com filtro branco e filtro natural?

Sim, os dois tipos de filtros são feitos do mesmo material, então não há diferença na filtragem, em si. O clareamento químico não tem nenhum impacto sobre o processo de fabricação do filtro ou o seu desempenho.

Vantagens do filtro de papel

O filtro de papel é uma opção prática para o dia a dia além de ser higiênico e descartável. Usando filtros de papel você torna o processo de preparo do seu café muito mais simples.

Esse item é desenhado para se adequar a diferentes suportes e pode ser encontrado em modelos, tamanhos e texturas distintos. Além disso, esse tipo de filtro não deixa que os óleos dos grãos passem, assim a bebida fica mais leve. Ideal para quem prefere um café mais suave.

Qualidade

Para ter como resultado um bom café é essencial investir em filtros de qualidade, isso vale tanto para o branco quanto para o natural. A qualidade do filtro permite fazer uma extração segura e correta do seu cafezinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras