Café espresso ou expresso? Eis a questão

Todo fã de café já se questionou sobre a grafia do expresso ou espresso, afinal é muito comum encontrar ambas as formas escritas em máquinas, embalagens e em conteúdos dedicados ao grão mais amado do Brasil.

A dúvida é bastante comum, mas também bastante fácil de ser sanada. Ambas as grafias estão corretas, no entanto, a diferença fica por conta do idioma em que elas são empregadas.

Espresso é a palavra utilizada no italiano, que, em português, se traduz como ‘Expresso’. Portanto, na norma culta da língua portuguesa, o correto é da segunda maneira, no entanto, a primeira não está errada.

Origem

Sim, foi na Itália que surgiu o café expresso como conhecemos hoje em dia. No século V, Luigi Bezzera criou um estilo de café em que era extraído sobre pressão. Com isso, as principais características do café, como o sabor e o aroma, permanecem por mais tempo.

Pelo modo de extração ser feito por pressão, vem daí o nome ‘espresso’ ou ‘expresso’. Além disso, dessa maneira, o café fica pronto de 20 a 30 segundos, garantindo rapidez no preparo. Além de obter uma bebida mais encorpada. 

Outro ponto do estilo expresso, é que o grão é moído na hora, intensificando ainda mais o sabor e o cheiro característico do café.

Polêmica

Como já citado, há duas maneiras de escrever a palavra. Quem defende o uso do ‘espresso’, no Brasil, afirma que a outra maneira, escrita com X, pode causar confusão em relação ao particípio irregular do verbo exprimir 

No entanto, como já explicamos, expresso, com X, é a tradução literal para o português. Ambas as palavras vêm do latim: exprimere, que significa tanto ‘apertar com força, extrair’, quanto ‘pronunciar’.

No entanto, o português utilizou esse verbo no latim e tirou duas palavras com significados diferentes: Espremer e Exprimir. 

Já no italiano, o uso da palavra é com S, no entanto, não se sabe se o café foi batizado com esse nome pelo fato de ser ‘espremido, feito sob pressão’, ou se foi relacionado ao trem expresso, que é rápido, veloz e direto ao ponto, uma analogia. 

Como fazer um café Es(x)presso delicioso

Com S ou com X não importa. A verdade é que de ambas as maneiras é feito um delicioso café, repleto de vantagens, como preparo rápido e simples, temperatura e qualidade, além de sabor e aroma mais intensos.

Esse tipo de café pode ser feito em máquinas precisando apenas de 30 ml a 50 ml de água e 7,5 gramas de café. Com a água bastante quente, e a máquina ajustada com a pressão a nove bar. Dentro de 25 segundos, aproximadamente, o café sairá delicioso.

Segundo baristas, a cor ideal para esse tipo de café, é um tom caramelo, que é ideal para preservar o aroma e o sabor por mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *